terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O homem é o lobo do homem



Segundo o blog de José da Cruz, o senhor Orlando Silva - que será mantido como Ministro dos Esportes no governo Dilma - deseja triplicar o orçamento público ao esporte brasileiro.

No mesmo post, há as informações de que em 2010 foram disponibilizados R$ 2.229.479.471,00 (sim, quase dois bilhões e trezentos milhões). E sabe quanto foi gasto até o dia 19 de dezembro? R$ 727.344.828,18!!! Menos de três quartos de um bilhão!

Como se isso já não fosse absurdo, cerca de 423 milhões desse gasto foram para pagar dívidas referentes ao ano de 2009. Ou seja, foram utilizados 32,62% no total sendo que 38,74% desse gastos foram investidos.

É muito número, mas de uma forma resumida, o senhor Orlando Silva quer triplicar um orçamento que ele usa apenas um terço e desse um terço, ele investe menos da metade a cada ano. O que me choca não é o fato de haver desvio, mas da quantidade de dinheiro que envolve essa sujeira.

Se ele fizesse a mesma coisa com esse orçamento triplicado, "sumiriam" cerca de 4 bilhões e quatrocentos e sessenta milhões de reais. É tanta, mas tanta grana... que emputece! Não acho que a culpa seja do capitalismo, que ele seja o responsável pela compulsão humana de viver alienado.

Essa alienação permite absurdos como esses. Quando vou à estádios não ouço torcedores revindicando o próprio cadastro ou vejo torcidas organizadas lutarem por uma regularização de quem vai assistir jogos ao vivo.

Pelo contrário, vejo mulheres querendo vaiar a equipe adversária e homens sedentos por guerra e só! Talvez por isso fique puto ao saber de tais números. Não porque eu rale para ganhar 0,0000000000001% disso. Sou grato pelas minhas conquistas. O que me emputece é ver que temos os políticos que merecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário