domingo, 5 de setembro de 2010

A caixa mágica

Ah ...a televisão esse aparelho que consegue transportar o mundo para milhares de casas em todo o mundo,e consegue prender famílias em sua frente por horas,passando dos desenhos aos telejornais a TV influencia os hábitos de pobres a ricos que possuem esse aparelho em casa.
E já que vivemos em um sistema onde lucrar é o objetivo; e que quanto mais a sociedade se torna alienada melhor para os donos do "capital", a TV é o meio mais eficaz para manter a sociedade sob controle e ainda assim fazer com que o consumismo aumente cada vez mais.
É por isso, que é cada vez maior a quantidade de programas sensacionalistas na grade das emissoras que ao invés de passar informação, têm o objetivo de transmitir sensações passageiras e criar padrões para venderem produtos.
A influencia desse meio de comunicação é tanta, que muitas pessoas perdem horas de seu dia vendo novelas que passam padrões de vida e historias improváveis, ou assistem programas sobre casos policiais que as deixam com medo de sair na rua ou pior ficam vendo os supostos reality-shows e a vida das celebridades, seus truques de beleza, amores e rotina. O problema começa a aparecer quando a pessoa esta tão vidrada em ter o corpo de certa atriz/ator que faz de tudo para conseguir ser mais parecido com seu ídolo, e assim acaba não tendo sua própria vida mas sim fica vidrado em seguir os passos da sua celebridade.
A televisão impõem padrões e usa as celebridades para vender pois sabe que assim vai atingir um numero maior de consumidores, e usa da fragilidade das crianças para fazer com que estas se tornem consumistas cedo mostrando brinquedos que as vezes algumas nem podem comprar; assim desde pequenas a realidade da desigualdade vem a tona.
Mas o maior problema dessa propaganda é que cada vez mais aumentam as vitimas desse tipo de consumismo, e assim é maior a quantidade de programas voltados a isso e consequentemente cada vez fica pior a qualidade dos produtos.
Além do lado consumista da televisão, há também a manipulação de opinião, pois existem muitos telejornais, mas será que eles são imparciais, ou será que eles mostram só o lado da situação que lhes favorece? Pois assim já que a TV chega a tantas casas, esse é um método perfeito para atingir a massa com conceitos que vão a favor dos "donos" dos canais.
Entendo que a televisão é muito eficaz e que pode ter sim programas que acrescentem e informem algo de verdade a quem os assiste, mas infelizmente na maioria das vezes eles só estão fazendo o papel de manter as pessoas presas em uma alienação em massa, pois os programas exibem somente o que convém. Por isso antes de ter seu "cérebro sugado" desligue a TV e vá ler um livro, ainda dá tempo...de não ser "abduzido''

Nenhum comentário:

Postar um comentário