domingo, 12 de setembro de 2010

"A vida me ensinou...A dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração;Sorrir às pessoas que não gostam de mim,Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam;Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;Calar-me para ouvir; aprender com meus erros.Afinal eu posso ser sempre melhor.A lutar contra as injustiças; sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.A ser forte quando os que amo estão com problemas;Ser carinhoso com todos que precisam do meu carinho;Ouvir a todos que só precisam desabafar;Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos;Perdoar incondicionalmente, pois já precisei desse perdão;Amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor;A alegrar a quem precisa;A pedir perdão;A sonhar acordado;A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário);A aproveitar cada instante de felicidade;A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas", embora nem sempre consiga entendê-las;A ver o encanto do pôr-do-sol;A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;A abrir minhas janelas para o amor;A não temer o futuro;Me ensinou e está me ensinando a aproveitar o presente,como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher."

Charles Chaplin .

Porque esse texto traduz os sentimentos e uma visão de vida que eu não consigo escrever, mas posso sentir.
Um belo dia você acorda com uma dor no pescoço. Uma dor nas costas. Seus olhos ardem. Seus músculos ardem. Você tem dificuldades para se lembrar das coisas, você tem dificuldades para acordar. Você tem dificuldades para dormir, para engordar, ou emagrecer, dificuldades em chegar de um ponto ao outro, dificuldades em chegar ao ponto, você perde o ponto, perde tempo. ganha rugas.
Os dias passam, você respira fumaça, bebe água contaminada. Queima a pele do seu rosto pelos raios catódicos do monitor, acende um cigarro, se pergunta até que idade você vai sobreviver.
Pensa em se mudar para o interior. Pensa em parar de fumar. Pensa em comprar roupas novas. Pensa em matar alguém.

Um belo dia você acorda e se dá conta que está cansado.
Você se cansa da cidade, dos carros, das luzes. Você se cansa do lixo, das pessoas, do barulho. Se cansa de não saber para onde ir, se cansa de não ter para onde ir e precisar ir para algum lugar.
Você se cansa de não ter razão, de não ter caminhos, de não ter opções, se cansa de ver sua vida igual a de todos os outros, se cansa de ser de um rebanho sem pastor.
Você se cansa de chefes, deuses, impostos, moda, dinheiro. Você se cansa da sensação de estar desperdiçando seu tempo, você se cansa de não ter tempo algum para disperdiçar.
Você se cansa de viver em um mundo onde quem não está desesperado, está louco. Você se desespera com medo de enlouquecer. Respira fundo, acende um cigarro.
Você se cansa de não saber exatamente do que está cansado. Se cansa do "alguma coisa está errada" que paira sobre o ar desde uma época que você não se lembra.
Se cansa das avenidas, das ruas, das alamedas, das praças, do sol, dos postes, das placas de sinalização, das buzinas.
Você se cansa de amores incompletos, de amores platônicos, de falta de amor, de excesso disso e daquilo. Se cansa do "apesar de". Se cansa do rabo entre as pernas, da sensação de estar sendo prejudicado, se cansa do "a vida é assim mesmo". Você se cansa de esperar, de rezar, de aguardar, de ter esperanças, cansa do frio na barriga, cansa da falta de sono.
Você se cansa da hipocrisia, da falsidade, da ameaça constante, se cansa da estupidez, da apatia, da angústia, da insatisfação, da injustiça, do frenezi, da busca impossível e infinita de algo que não sabe o que é. Se cansa da sensação de não poder parar.

E você não para, até que esteja morto.

PC Siqueira

domingo, 5 de setembro de 2010

A caixa mágica

Ah ...a televisão esse aparelho que consegue transportar o mundo para milhares de casas em todo o mundo,e consegue prender famílias em sua frente por horas,passando dos desenhos aos telejornais a TV influencia os hábitos de pobres a ricos que possuem esse aparelho em casa.
E já que vivemos em um sistema onde lucrar é o objetivo; e que quanto mais a sociedade se torna alienada melhor para os donos do "capital", a TV é o meio mais eficaz para manter a sociedade sob controle e ainda assim fazer com que o consumismo aumente cada vez mais.
É por isso, que é cada vez maior a quantidade de programas sensacionalistas na grade das emissoras que ao invés de passar informação, têm o objetivo de transmitir sensações passageiras e criar padrões para venderem produtos.
A influencia desse meio de comunicação é tanta, que muitas pessoas perdem horas de seu dia vendo novelas que passam padrões de vida e historias improváveis, ou assistem programas sobre casos policiais que as deixam com medo de sair na rua ou pior ficam vendo os supostos reality-shows e a vida das celebridades, seus truques de beleza, amores e rotina. O problema começa a aparecer quando a pessoa esta tão vidrada em ter o corpo de certa atriz/ator que faz de tudo para conseguir ser mais parecido com seu ídolo, e assim acaba não tendo sua própria vida mas sim fica vidrado em seguir os passos da sua celebridade.
A televisão impõem padrões e usa as celebridades para vender pois sabe que assim vai atingir um numero maior de consumidores, e usa da fragilidade das crianças para fazer com que estas se tornem consumistas cedo mostrando brinquedos que as vezes algumas nem podem comprar; assim desde pequenas a realidade da desigualdade vem a tona.
Mas o maior problema dessa propaganda é que cada vez mais aumentam as vitimas desse tipo de consumismo, e assim é maior a quantidade de programas voltados a isso e consequentemente cada vez fica pior a qualidade dos produtos.
Além do lado consumista da televisão, há também a manipulação de opinião, pois existem muitos telejornais, mas será que eles são imparciais, ou será que eles mostram só o lado da situação que lhes favorece? Pois assim já que a TV chega a tantas casas, esse é um método perfeito para atingir a massa com conceitos que vão a favor dos "donos" dos canais.
Entendo que a televisão é muito eficaz e que pode ter sim programas que acrescentem e informem algo de verdade a quem os assiste, mas infelizmente na maioria das vezes eles só estão fazendo o papel de manter as pessoas presas em uma alienação em massa, pois os programas exibem somente o que convém. Por isso antes de ter seu "cérebro sugado" desligue a TV e vá ler um livro, ainda dá tempo...de não ser "abduzido''